Deixa-se os figos em infusão no vinho do porto e açúcar, durante 8 horas.
Bate-se as natas, em temperatura sempre baixa, junta-se o açúcar branco ou mascavado e depois as natas levantadas, adiciona-se as nozes moídas, o mel morno com a raspa de limão muito leve, com umas pingas de colheita tardia de alvarinho.
Serve-se em prato muito fresco.