Retirar os miúdos do cabrito e limpar os bedum das coxas, deixar o mesmo repousar por cento e oitenta minutos em moura e limão.
Marina-se o cabrito já partido em quartos, os miúdos e as batatas previamente descascadas e deixa se por mais cento e cinquenta minutos antes de ir ao forno a repousar, assando o lentamente, por aproximadamente cento e vinte minutos a 180º aproximadamente.
Ao fim de sessenta minutos aproximadamente retira-se os miúdos para fazer o arroz e vira-se o cabrito adicionando agora as castanhas para assar.
Partem se os miúdos e refogam se com a cebola, alho, louro, junta-se o açafrão e refresca se com vinho verde tinto, adiciona se a água deixasse ferver por quinze minutos, para terminar de cozer devidamente os miúdos, adicionando o arroz e deixando o cozer em lume brando.
Coze se o feijão-verde em água e sal, servindo o depois salteado em azeite e alho.
Depois de assado trinchar o cabrito empratado em travessa de barro tradicional, guarnecido com as castanhas, batatinhas levando a tostar a gosto. Serve-se com laranja laminada, feijão salteado, arroz de miúdos e alfazema.Vinho (sugestão):
Espumante Casa Senhorial do Reguengo Rosé Bruto 2014Cheio de cor, mostra aromas muito limpos a frutos maduros, bagas silvestres. A componente frutada está também presente na boca macia e encorpada, com uma leve doçura de compota no final , leve e fina como a carne do cabrito jovem bem tratada de tempero e seus acompanhamentos.
