- Um dia de demolha é o bastante para que a nossa Forreta perca o excesso de sal que lhe é característico! Bem demolhada, limpa e raspada, devido à sua pele tipo "lixa", descansa até ao momento da sua confecção.
- Num tacho, vertemos azeite virgem extra e colocámos um talo de aipo, vai ao lume no mínimo até estar à temperatura pretendida, sem ferver.
- Por seu turno, num sauté, brigimos a cebola até ficar translúcida, momento em que os pimentos e o aipo são adicionados, seguindo o nosso arroz arbóreo. Refresca-se com vinho verde branco e
deixa-se o álcool evaporar.
- Neste momento o azeite está a evoluir até à temperatura desejada. No risotto, concha após concha de fumet de peixe, vamos mexendo delicadamente o risotto, para lhe dar textura.
- Cinco minutos antes de terminarmos o risotto, o lombo de forreta banha-se no azeite e coze a baixa temperatura durante 5 a 7 minutos.
- Finalizamos o risotto com a manteiga e o parmesão.
- Está no ponto! Seguimos para o empratamento do risotto, bem caldoso e aromático, deleita-se a nossa forreta sobre o risotto!
- É chegado o momento da verdade, raspas de forreta seca são largadas por todo o prato elevar, o paladar e aroma deste conjunto único.
- Terminámos com um conjunto de delicadas micro-ervas para enfatizar o nosso jardim de sabores!
- Divirtam-se!Vinho (sugestão):
Anselmo Mendes Parcela Única Alvarinho 2014Nunca antes, sonharia a forreta, uma peixe seco e por tradição só cozinhado para a Noite de Natal, dar-se a conhecer delicadamente cozinhado a baixa temperatura em azeite. De textura forte e intensa, com um paladar soberbo de um peixe de cartilagem e ainda os seus aromas de maresia intensa! A cremosidade, corpo e frescura do risotto de pimentos abraça esta iguaria com a delicadeza merecida. Por final as raspas da própria Forreta, remetem-nos para as frescas manhãs de maresia de verão e dão expressão ao conjunto.
Tal como a Forreta, a parelha com o Parcela Única é uma expressão de uma cultura, de um lugar, algo único! A elegância do Alvarinho, vai-nos permitir harmonizar este conjunto de uma forma madura, encorpada, onde as notas de fumo, de mineralidade, de salinidade se elevam para enfatizar o sabor da nossa Forreta. Seus aromas finos e de baixa intensidade contrastam com o elenco de aromas que emanam da Forreta, permitindo a curiosidade!
Temos o toque final da acidez e da estrutura duradoura que o Alvarinho nos permite na boca, para revalidar todo o conjunto de sabores da nossa Forreta!
