Amanhe a sardinha em filete e deixe dez unidades com rabo. Sangre as espinhas para fumet de sardinha. Temperar os lombinhos de sardinha com tomilho, sal, pimenta, vinagre, azeite e alho. Deixe nesta marinada de um dia para o outro.
Pelar os tomates em água a ferver, retirar as sementes e cortar em folhas. Dispor as folhas do tomate em tabuleiro temperar com azeite, sal, tomilho, pimenta e alho, e colocar no forno a confitar a 80ºC aproximadamente 4 horas.
Assar as chalotas no forno temperadas com azeite sal e pimenta
Para o caldo: Numa panela com água junte as espinhas previamente retiradas e um pouco de cebola e deixe cozer preferencialmente entre os 80ºC e 100ºC.
Depois da preparação do caldo,
Fazer o fundo para o arroz carolino, fritar o arroz e refresca-lo com vinho branco. Juntar aos poucos o caldo de sardinha, preparado para a confecção. No final quando o arroz estiver cozido colocar sardinha e tomate cortado aos cubos e temperar com um pouco de vinagre a gosto.
Empratamento: Dispor três filetes de sardinha marinados em forma circular no prato, encher o círculo obtido com o arroz de sardinha. Decorar com tomate confitado, chalotas assadas, o rabo da sardinha frito. Por fim regar o prato com um pouco de azeite aromatizado de pimento e tomilho.
Vinho (sugestão):
Soalheiro Primeiras Vinhas Alvarinho 2015Acompanha o arroz de sardinha o Soalheiro Alvarinho, primeiras vinhas, um vinho elegante, com boa acides e que cresce na boca. È um vinho encorpado com complexidade e irá ligar com um Arroz de Sardinha, um prato também complexo devido a ter a sardinha marinada, que ligará com a acidez natural do alvarinho, o risoto realçará o aroma típico do vinho com estagio em borras fina, ou seja complexo, a ligação dos citrinos, a sua secura e também com o crocante de sardinha panada.
Temos um prato complexo, fresco, crocante que acompanha um vinho também fresco, complexo na boca e no seu aroma.
Copo de serviço Schoot zwisel, linha Vina, temperatura de serviço 10ºC.
