Camarão da costa:
Colocar panela ao lume com água, sal e piripiri, deixar ferver. Colocar o camarão, quando ferver retirar e colocar em água com gelo, sal e um pouco de piripiri. Escorrer e descascar.
Percebas:
Colocar a panela ao lume com água e sal, deixar ferver. Colocar as percebas, deixar cozer durante 5 minutos. Arrefecer em água e gelo. Retirar a casca e reserva o miolo.
Amêijoa:
Lavar as amêijoas para retirar a areia. Picar alho e coentros. Colocar sauté ao lume com azeite e alho, refogar um pouco. Colocar os coentros, fritar. Colocar as amêijoas e deixar largar um pouco o suco. Colocar o vinho branco, ferver e depois tapar até terminar a cozedura. Reservar o caldo. Retirar o miolo e reservar.
Com o caldo colocar o agar, levar ao lume até ferver. Colocar num tabuleiro e deixar arrefecer para cortar
Vieira:
Colocar o sauté ao lume e deixar aquecer bem. Colocar a vieira e deixar corar bem dos dois lados. Retirar, secar um pouco e temperar com flor de sal num dos lados
Bacalhau:
Retirar a espinha, cortar em cubos pequenos. Temperar com azeite, alho, louro, salsa, coentros e deixar marinar durante 1 dia no frio.
Ovas Sardinha:
Retirar as ovas da lata, desfazer. Com o caldo de cozer as percebas juntar às ovas e desfazer um pouco para criar uma pasta. Esticar a massa filó e fazer um rolo com o aparelho. Levar ao forno a 180ºC durante 4 min, retirar e cortar ao meio enviusado.
Caldo da cozedura das percebas:
Colocar a lecitina no caldo das percebas e emulsionar para criar espuma
Farinha panko:
Fritar a farinha em óleo quente, retirar e ralar até ficar em pó
Este prato demonstra a diversidade de marisco existente no nosso mar juntamente com o sabor tradicional do bacalhau. O prato retrata a costa portuguesa, mais propriamente a praia e o Atlântico. Para esta sugestão de entrada escolhemos o vinho Casa de Vilacetinho Grande Escolha 2012 por ser um vinho bastante aromático e duma grande vivacidade.
Marcas recomendadas Quinta da Livração Bardos de Vilela CASA DA AGRA JOAO PORTUGAL RAMOS OCEAN BUFFET