Para o puré de cenoura, colocar a cenoura pelada e picada com o sumo dentro de um tacho, levar ao lume e deixar cozinhar durante 15 a 20m. Deixar a cenoura cozer bem e reduzir o líquido a metade. Colocar no blender e passar a puré.
De seguida colocar as natas dentro de um tacho e levar a ferver lentamente, junte o chocolate e misture até ficar um creme. Junte o puré de cenoura e envolva tudo. Levar ao frio para ganhar consistência.
De seguida envolver os restantes ingredientes, misturando o puré de cenoura com as natas e o chocolate branco, já misturados previamente.
Barrar uma forma com manteiga e farinha. Colocar o preparado dentro e levar ao forno a 180º durante 8m.
Acompanhar com gelado de café ao lado.
Vinho (sugestão):
Vinhas de Monção Espumante Bruto Rosé 2009No final desta refeição, e com uma sobremesa de forno, utilizamos este espumante rosé é mais um ganho de frescura para balançar a temperatura da cenoura e avelã. A fruta vinda do corpo deste espumante liga bem com o vegetal da cenoura e o tostado da avelã. O gelado cria uma fusão de sabores entre a fruta do vinho e o seu corpo, por ter castas tintas. O fondant faz uma boa ligação com o gelado de café, que tempera com o exotismo da cenoura doce e da avelã crocante.