MASSA: Numa tigela junta-se a farinha, o sal e a margarina derretida. Envolve-se tudo muito bem e, aos poucos, vai-se adicionando a água, envolvendo-a na massa continuamente até formar uma bola consistente. Deixa-se repousar cerca de 30min.
RECHEIO: Num tacho coze-se o bacalhau. Uma vez cozido, retira-se e lasca-se. Reserva-se a água da cozedura. Seguidamente numa sertã coloca-se o azeite e a cebola às rodelas finas. Deixa-se estrugir e enquanto isso leva-se à picadora o bacalhau. De seguida junta-se este ao estrugido, com o pimento vermelho picado (pequenos cubos), adicionando se necessário um pouco da água da cozedura. Envolve-se bem, tempera-se de sal e polvilha-se com o açafrão. Por fim juntam-se os grelos já cortados em pequenos pedaços envolvendo tudo.
Estende-se a massa numa base de forma de tarte redonda (cerca de 25cm de diâmetro), previamente polvilhada com farinha. Deita-se o recheio e espalha-se uniformemente até cerca de 0,5cm da borda. Estende-se mais um pouco de massa para fazer a tampa e coloca-se por cima pressionando com os dedos em toda a volta de forma a unir as massas. Pincela-se a tampa com gema de ovo e vai ao forno a 190ºC cerca de 15 minutos.
Vinho (sugestão):
D. Diogo Colheita Selecionada Azal 2011Para acompanhar a gulosa empanada de bacalhau e grelos aliamos um vinho verde leve, fresco e intenso da casta azal que se harmoniza na perfeição com a untuosidade do azeite do bacalhau envolvido pela massa da empanada.
