Bater as 150 gr de claras ate ponto de merengue depois acrescente 150 gr de açúcar aos poucos batendo sempre, coloque o merengue e formas de meia esfera de silicone e leve a cozer no forno em banho maria durante 20 minutos a 150º, retire deixe esfriar e escave o interior da meia esfera, reserve.
Faça ou compre gelado de morango.
Aqueça as natas com as sementes do cardamomo, assim que ferver desligue, tape e deixe em infusão 10 minutos.
Bata 3 gemas e 1 ovo inteiro com 80 gr de açúcar, adicione as natas, coloque numa forma e leve au forno em banho maria durante 1h na temperatura de 150 º.
Moa no mixer os morangos e os frutos vermelhos com 80 gr de açúcar.
Recheie o interior das esferas de merengue com o gelado de morango, junte duas meias esferas, polvilhe com açúcar e com o maçarico queime-o ate caramelizar.
Num copo largo coloque o creme e o coulis de frutos mexendo com um garfo por forma a dar uma aparência marmoreada, por cima coloque a bola, decore com frutos vermelhos frescos e polvilhe abundantemente com açúcar em pó.
Vinho (sugestão):
Quinta de Melgaço Vindima Tardia Alvarinho 2009Nesta harmonização pretendemos acrescentar a uma panóplia de sabores que vão desde as acidezes dos morangos e frutos vermelhos, com o quente do Norte de África do cardamomo e algum acre do caramelo, passando também pela untuosidade do Francês crème brullé, a frescura e perfeito equilíbrio de acidez daquele que é já uma referência nas colheitas tardias, usando ainda as notas de amêndoa, mel e frutos maduros como elemento aglutinador de conjunto (sobremesa/vinho) que nos parecem ter tanto de complexo e variado como de elegante e sofisticado.
