Sobremesa
Sobremesa
Bola de Neve

Verde Bronze - Cozinha de Autor
Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia - 5ª Edição
Chefe Pedro Gomes
In Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes - 5ª Edição

Ingredientes
Claras 150 gr
Açúcar 260 gr
Natas 4 dl
Ovos 4
Cardamomo 5 vagens
Morangos 150 gr
Frutos vermelhos 150 gr
Gelado de morango qb
Bater as 150 gr de claras ate ponto de merengue depois acrescente 150 gr de açúcar aos poucos batendo sempre, coloque o merengue e formas de meia esfera de silicone e leve a cozer no forno em banho maria durante 20 minutos a 150º, retire deixe esfriar e escave o interior da meia esfera, reserve.
Faça ou compre gelado de morango.
Aqueça as natas com as sementes do cardamomo, assim que ferver desligue, tape e deixe em infusão 10 minutos.
Bata 3 gemas e 1 ovo inteiro com 80 gr de açúcar, adicione as natas, coloque numa forma e leve au forno em banho maria durante 1h na temperatura de 150 º.
Moa no mixer os morangos e os frutos vermelhos com 80 gr de açúcar.
Recheie o interior das esferas de merengue com o gelado de morango, junte duas meias esferas, polvilhe com açúcar e com o maçarico queime-o ate caramelizar.
Num copo largo coloque o creme e o coulis de frutos mexendo com um garfo por forma a dar uma aparência marmoreada, por cima coloque a bola, decore com frutos vermelhos frescos e polvilhe abundantemente com açúcar em pó.


Vinho (sugestão): Quinta de Melgaço Vindima Tardia Alvarinho 2009

Nesta harmonização pretendemos acrescentar a uma panóplia de sabores que vão desde as acidezes dos morangos e frutos vermelhos, com o quente do Norte de África do cardamomo e algum acre do caramelo, passando também pela untuosidade do Francês crème brullé, a frescura e perfeito equilíbrio de acidez daquele que é já uma referência nas colheitas tardias, usando ainda as notas de amêndoa, mel e frutos maduros como elemento aglutinador de conjunto (sobremesa/vinho) que nos parecem ter tanto de complexo e variado como de elegante e sofisticado.