Sobremesa
Sobremesa
FARÓFIAS DE COCO COM DOCE DE MANGA

Verde Prata - Escolas de Hotelaria
Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia - 4ª Edição
Chefe Pedro Bettencourt
In Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes - 4ª Edição

Ingredientes
Leite de coco 1.5 LT
Limão 1 Unidade Vidrado
Ovos 12
Açúcar 0.375 KG
Amido de milho 2 Colheres sopa
Coco fresco Q.b.
Canela Q.b.
Manga madura 4 Unidades Em cubos
Baunilha 1 Vagem
Água 2 Colheres sopa
Mel 1 Colher sopa
Coloque o leite num tacho e junte-lhe a casca de limão. Leve ao lume até levantar fervura. Bata as claras em castelo, adicione-lhes metade do açúcar, batendo mais um pouco. Coloque colheradas de merengue sobre o leite quente e coza em lume brando, 30 segundo de cada lado. Vire com uma escumadeira, retire e coloque num tabuleiro de rede a escorrer. Repita a operação até terminar o merengue. Coe por um chinês o leite e reserve. À parte junte o amido de milho com o restante açúcar e gemas mexendo bem. Adicione pouco a pouco o leite da cozedura das farófias mexendo sempre. Leve a lume brando, não parando de mexer, até engrossar. Remova do calor e deixe arrefecer.
Para preparar o doce de manga abra o pau de baunilha ao meio e retire-lhe os grãozinhos. Coloque a manga cortada em cubos numa caçarola juntamente com água, grãozinho de baunilha e leve ao lume a ferver durante 5minutos, até que a fruta fique um pouco macia. Reserve. Quando a manga estiver fria acrescente e envolva o mel. Ao empratar disponha um pouco de doce de manga no fundo de um copo ou taça, coloque sobre este as farófias e o molho de coco. Cubra com mais um pouco de doce de manga e decore com um pouco de lascas de coco fresco e folhas de hortelã.


Vinho (sugestão): Quintas de Melgaço QM Vindima Tardia 2009

Sobremesa caracterizada por duas texturas diferenciadas vindas das farófias e do doce de manga, com final de boca aromático e intenso. Alguma untuosidade resultante do leite de coco e doçura média predominante do doce de manga. Vinho de uma doçura volumosa com enorme complexidade e frescura, acidez equilibrada e final guloso.