Pretende-se harmonizar três dos mais nobres queijos nacionais, todos de ovelha e de pasta mole ou semi-mole, com doces de frutas e flores, sobre a forma de geleias, compotas ou marmeladas, usando frutas ácidas e de sabor persistente e flores com elevada intensidade aromática. Os queijos e as compotas poderão ser substituídos por outros que a época do ano ofereça, desde que correspondam às características descritas no parágrafo anterior e que garantam a harmonia e a diversidade gustativa, aromática e cromática do conjunto.
A maioria das geleias deverão são obtidas a partir de infusões e pela adição de açúcar, pectina e xantana; as compotas pela adição de açúcar na proporção de 800 g de açúcar por 1000 g de fruto fresco e as marmeladas na proporção de 700 g de açúcar por 1000 g de fruto fresco e com a adição de agar em 0,7 % do peso total.
Pretende-se materializar o "casamento" queijo e compota, reproduzindo os Lenços de Namorados do Minho. Para tal, deve-se usar um prato quadrado de dimensões generosas e obedecer às características descritas no "Caderno de Especificações" para a certificação dos Lenços de Namorados do Minho, pela ADEREMINHO.
Usar as geleias para desenhar os motivos e a frase/verso/estrofe, fazendo alusão ao Vinho Verde, distribuir os queijos e guarnecer com as compotas e as marmeladas.Vinho (sugestão):
Quintas de Melgaço - QM Vindima Tardia Alvarinho 2009É já clássica a harmonização de queijos (normalmente os azuis) com os "late harvest" internacionais. Nada clássico é a existência de vinhos de vindima tardia numa região como a dos Vinhos Verdes, conhecida pelos seus vinhos jovens, frescos e exuberantes. O QM Vindima Tardia 2009 é um vinho pioneiro na região, elaborado exclusivamente com uvas da casta Alvarinho, tardiamente colhidas, que lhe confere níveis mais elevados de açúcar e um aroma e paladar a frutos maduros, mel e amêndoas, notas em perfeita harmonia com a "tábua" de queijos e as compotas. Deve ser servido a 4/5 ºC.
.jpg)