Descascar as maçãs e cortar em gomos. Saltear os gomos das maçãs em manteiga, açúcar e um pau de canela.
Preparação da massa doce:
Amassar 250 grs de farinha,125 grs de manteiga, 1 ovo, 125 grs de açúcar e um pouco de raspa de limão.
Deixar a massa descansar durante meia hora.
De seguida, preparar a massa dos biscoitos:
Numa tigela colocar a farinha, açúcar, natas e o vinho. Amassar tudo até obter uma massa homogénea.
Forrar o fundo de aros metálicos com a massa doce e, por cima, colocar os gomos da maçã. Seguidamente levar ao forno a cozer.
Preparação do biscoito:
Num tabuleiro antiaderente e com a ajuda de um molde triangular espalhar a massa do biscoito. Tem que ficar o mais fino possível. Levar ao forno e logo que apresente uma coloração dourada retirar do tabuleiro e dar a forma adequada ou desejada (com a ajuda de um rolo da massa).
Apresentação:
Num prato de sobremesa colocar a tarte da maçã (pode-se caramelizar um pouco, colocando por cima desta um pouco de açúcar e com a ajuda de um ferro de queimar leite dar-lhe um toque mais dourado). Por cima da tarte colocar o biscoito e dentro deste colocar uma bola de gelado de canela. Decorar com um pau de canela e um raminho de hortelã vietnamita.
Vinho (sugestão):
Soalheiro Espumante Alvarinho 2009 - Quinta do Soalheiro Trata-se de uma sobremesa não muito doce, fresca, que vai harmonizar com a frescura do espumante elaborado a partir da casta Alvarinho. Os aromas de maçã e canela harmonizam com aromas subtis do espumante alvarinho. O biscoito feito com vinho Alvarinho potencia a harmonização. O Soalheiro Espumante é um espumante muito versátil, com um bom equilíbrio entre acidez e álcool, que consideramos muito interessante para esta sobremesa.