Cortar fatias de presunto bastante finas e colocá-las no forno a secarem a 70º.
Colocar os lombos de peixe a assarem com cebola picada, tomate fresco picado, alho picado e azeite.
Num tacho ao lado colocar a barriga de porco previamente temperada de sal cortada em pedaços muito pequenos e levar a lume brando para fazer os torresmos.
Num outro tacho colocar cebola picada e um fio de azeite. Deixar refogar, de seguida, juntar o caldo de peixe. Assim que ferver juntar a sêmola de milho previamente lavada e escorrida. Deixar cozer até obter uma consistência mais ao menos espessa.
Juntar os torresmos. Conforme o gosto, poderemos acrescentar mais ou menos caldo.
Apresentação:
Num prato fundo colocar uma colher dos milhos. Por cima desta colocar o lombo do peixe. Regar com o azeite do assado e um pouco dos ingredientes do assado. Colocar o crocante do presunto e decorar com a flor de cebolinho.
Vinho (sugestão):
Afros Vinhão 2009 - Casal do Paço Padreiro O Egoísta é um restaurante que aposta fortemente na valorização da sua ligação e proximidade ao mar, pelo que o peixe é a sua grande aposta. Esta ligação entre a garoupa e o Afros Vinhão é antes de tudo inusitada, mas capaz de surpreender os sentidos. A garoupa é um peixe gordo, ideal para forno, harmonizando muito bem com os taninos finos e macios do Afros Vinhão, bem como com o seu aroma intenso e vigoroso.