Começar por cozer o bacalhau. Quando este começar a lascar, retirar e deixar arrefecer. Tirar peles e espinhas e lascar. Reservar e guardar um pouco da água de cozedura.
Fazer uma pasta com o miolo da broa de milho bem esfarelado e o azeite, temperando com os dentes de alhos picados finamente, e um pouco de sal e pimenta. Deve ficar com uma consistência elástica mas densa, e não demasiado gordurosa. Forrar o fundo de uma forma individual cilíndrica com parte deste preparado, de forma a criar uma camada de aproximadamente 1 centímetro de altura (as quantidades da receita dão para aproximandamente 5 formas). Reservar no frio.
Misturar as natas com o queijo creme e envolver bem. Demolhar as folhas de gelatina em água fria, escorrer e espremer bem. Dissolver num pouco (50ml) da água de cozer o bacalhau e juntar ao preparado anterior, envolvendo bem. Juntar o bacalhau lascado e temperar com sal e pimenta. Deixar arrefecer um pouco e dividir o preparado pelas formas (deve ficar uma camada de 2,5 a 3 centímetros de espessura). Reservar no frio pelo menos 3 horas, até o preparado ganhar uma consistência firme.
Retirar os talos aos grelos, saltear num pouco de azeite e juntar o leite. Deixar cozer e no final passar pelo triturador. Temperar. Deve ficar um preparado com uma consistência relativamente espessa.
Para finalizar, deitar o creme de grelos já frio por cima do preparado de bacalhau, e espalhar de forma a formar uma fina camada (0,5 centímetros de espessura). Desenformar.
Retirar do frio 5 minutos antes de servir e decorar o prato com uma redução de vinagre balsâmico.Vinho (sugestão):
Vinho Verde Branco: Provam (Vinha Antiga Alvarinho Escolha 2008)O bacalhau, eternamente presenta na mesa portuguesa, é aqui revisitado sobre um outro olhar. Partindo do conceito de uma sobremesa sobejamente conhecida como é a tarte de queijo ( "cheesecake"), aborda se a mesma através de um prisma salgado, usando o bacalhau e alguns dos seus acompanhantes tradicionais - broa, azeite, grelos - e acrescentando um outro elemento - o queijo creme - que traz untuosidade, frescura e complexidade de sabores. O vinho aqui proposto traz a frescura e acidez natural da casta Alvarinho, com os seus aromas frutados e florais, e cuja frescura harmoniza muito bem com esta entrada fria. Adicionalmente, a estrutura e volume proporcionados pelo estágio em barrica, aliados à acidez presente mas controlada, ajudam a harmonizar com o prato, pois não deixam que a untuosidade do mesmo se sobreponha ao vinho.