Fios de Ovos: Passa-se as gemas e os ovos pelo passador fino de rede. Preparar a calda fria, misturando a água com o açúcar. Deitar o açúcar e 3,5 dcl de água num tacho largo e deixar levantar fervura. Deixar ferver durante 1 min. Deitar 1/3 das gemas num funil de fios de ovos e deixar cair na calda de açúcar num movimento rotativo, sem sobrepor os fios de ovos sobre os outros. Deixar ferver alguns segundos e retirar cuidadosamente com um escumadeira. Deixar arrefecer numa calda fria. Retirar os fios, espreme-se com cuidado e repete-se a operação até acabarem as gemas.
Lérias: Pelam-se e ralam-se as amêndoas e deitam-se as amêndoas num recipiente. Amorna-se 1 dcl de água e acrescenta-se as amêndoas e remexe-las com as mãos dentro do recipiente. Mistura-se o açúcar e a farinha num recipiente á parte. Posteriormente junta-se ao preparado das amêndoas até obter uma massa homogénea. Fazem-se bolinhas de massa para posteriormente serem espalmadas e coloca-se num tabuleiro pulvilhado com farinha. Vai a cozer a forno brando. Leva-se o açúcar em pó ao lume com 1 dcl de água e deixa-se ferver até fazer o "ponto de espadana". Passam-se as lérias pelo açúcar e deixam-se secar.
Cavacas: Bater as gemas com o açúcar. Acrescenta-se a farinha. De seguida envolve-se as claras em castelo e deitram-se colheradas da massa sobre um tabuleiro untado com manteiga. Vai a forno médio 10 min. Retiram-se as cavacas e barram-se com a glacê que é feito com: Clara em castelo, açúcar em pó juntamente e com a raspa de limão. Dipõe-se as três iguarias a gosto em prato a servir.Vinho (sugestão):
Quinta da Lixa Espumante Meio Seco (Castas: Arinto e Avesso)Com aromas frutados, na boca sente-se uma ligeira doçura. Combinação perfeita com os tradicionais doces da região.