Sobremesa
Sobremesa
Crepe crocante de maçãs e lâminas tostadas de amêndoas sobre um puré de manga com sorvete de tangerina

Verde Prata - Cozinha de Autor
Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia - 2ª Edição
In Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes - 2.ª Edição

Ingredientes
Para 10 pessoas:

150 gr Manteiga
250 gr Farinha
0.5 lt Leite
6 Ovos
2 Gemas
1 lt Gelado de Tangerina
5 gr Sal
250 gr Amêndoa
1 lt Polpa de manga
100 gr Açúcar
25 gr Farinha maizena
20 gr Hortelã
1.125 kg Maça
25 gr Canela


Tempo de confecção
35 m
Massa de crepes: Junta-se a farinha, o sal e o leite aos poucos sempre a mexer, de seguida adiciona-se as gemas e os ovos e por fim a manteiga derretida. Coloca-se um sauté ao lume e deita-se de seguida um pouco do preparado, deixa-se cozer dos 2 lados a folha de crepe deve ficar fina.
Puré de manga: Leva-se ao lume a polpa de manga com o açúcar até ferver, de seguida adiciona-se a maizena desfeita num pouco de agua e deixa-se engrossar. Enrola-se a folha de crepe com a maça aos cubos com a amêndoa e leva-se ao forno a 200ºC até gratinar. Realizar a montagem como na fotografia.

Vinho (sugestão): Casa da Tapada, Aguardente Bagaceira (Casta: Loureiro)

Quando pensamos numa sobremesa elaborada mas 100% tradicional muitas delicias nos vem a mente, porém a mais ousada é a que apresentamos. Após uma refeição feita de iguarias deliciosas resta-nos esperar por algo diferente, é então que o nosso Chefe nos surpreende com um crepe crocante de maças que contrasta lindamente com laminas tostadas de amêndoas. É então que surge a elegante aguardente Casa da Tapada, que com cor Topázio, seu aroma a madeira de Carvalho Francês e Baunilha será seguramente a escolha acertada para finalizar a sobremesa rica em frutos secos, amêndoas, a frescura do puré de manga e com o fresco sorvete de tangerina. Devera ser servida á temperatura norma em balão.