Onde encontrar receitas? Sirva-se à vontade.
Se há um vinho altamente versátil e gastronómico é o Vinho Verde. E se apenas um vinho acompanha vários pratos ao longo de uma refeição, é provável que o Vinho Verde seja a melhor escolha.
A óptima frescura e leveza do Vinho Verde, de delicadas notas frutadas ou florais, fazem dele uma opção imbatível como aperitivo. Á mesa os Verdes brancos são a escolha perfeita para casar com pratos leves e elegantes da cozinha contemporânea. As saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, legumes, massas e risotos são os parceiros clássicos do Vinho Verde branco. Amêijoas na Cataplana, Mexilhões Gratinados, Salada de Cogumelos Frescos, Salmão Fumado, Dourada Grelhada, Robalo ao Forno, Polvo Assado, Peito de Pato e Sushi ou Sashimi pedem um Vinho Verde branco.
Os Vinhos Verdes Rosados, com aromas intensos a frutos, servem-se especialmente como aperitivo ou acompanhando as sobremesas de frutos vermelhos.
Os Vinhos Verdes Tintos, ou Espumantes de Vinho Verde Tinto, vivos e frescos, são perfeitos para acompanhar e "cortar" a gordura de pratos tradicionais como a Lampreia, Bacalhau com Migas, Cabrito Assado, Lombinhos de Cordeiro, Cozido à Portuguesa, Papas e Arroz de Sarrabulho, Rojões, Tripas e outras iguarias.
Já as Aguardentes de Vinho Verde terminam a refeição, com os cafés e digestivos, acompanhando frutos secos, chocolates e, para os apreciadores, um bom charuto!