2 abril 2001
VINHO VERDE À SAÚDE DA CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA
Manuel Pinheiro, pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, e, Teresa Lago, pela Sociedade Porto 2001, assinaram a 9 de Junho de 2000, um protocolo de cooperação que conferiu ao VINHO VERDE o estatuto de Vinho Oficial da Capital Europeia da Cultura.
Além da concessão de um apoio financeiro, no montante de 40 mil contos, o protocolo prevê, ainda, a cedência de VINHO VERDE engarrafado para uso em recepções ou como brinde; e de aguardente vínica com rótulos especialmente concebidos para a Sociedade Porto 2001.
Manuel Pinheiro salientou que o VINHO VERDE, mais do que uma bebida, é, também, uma cultura de que são autores 45 mil pequenos produtores espalhados por uma região demarcada que tem o Porto como capital. Teresa Lago, por seu lado, colocou em destaque o "projecto ambicioso", que está em marcha, e o quanto gratificante é para a Sociedade Porto 2001 o apoio de instituições prestigiadas e representativas, como é o caso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes vai, ainda, no âmbito da Capital Europeia da Cultura, editar uma revista de âmbito nacional, enquanto que, em colaboração com a STCP, vestiu um autocarro de verde, com mensagens bilingues.