Notícias
Notícias 
Comissão dos Vinhos Verdes fomenta adoção de práticas ambientais e sociais sustentáveis
13 maio 2021

"Queremos ajudar os produtores, em toda a fileira, a melhorarem as suas práticas para que mais tarde se possam inscrever em sistemas nacionais ou europeus de certificação nacional", explica o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) apresenta na quinta-feira a Estratégia de Sustentabilidade que visa fomentar na região práticas ambientalmente mais sustentáveis, mas também mais amigas da comunidade.

"A região dos Vinhos Verdes sente a necessidade de avançar, não só com mais velocidade, mas sobretudo com mais método naquilo que é a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis pelos produtores", afirmou Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV.

Por forma a fazer "um ponto de situação da região" e perceber as práticas adotadas na agricultura, produção de vinhos e enoturismo, a Comissão encomendou, no ano passado, à AgroGes um estudo que agora se materializa na implementação da Estratégia de Sustentabilidade Ambiental para a Região dos Vinhos Verdes.

Os resultados obtidos com o estudo serão apresentados numa sessão pública "online", que decorrerá pelas 14:30, sendo que, depois desse momento, o objetivo da CVRVV é "avançar com formação e com a aplicação de boas práticas no terreno", seja uma melhor gestão da água, dos fitofármacos usados ou até mesmo das embalagens.

Artigo completo "Dinheiro Vivo": *AQUI*