Notícias
Notícias 
Cinema na Vinha 2021 na Casa mais bonita do Porto
1 julho 2021

O Cinema na Vinha é um Ciclo de Cinema na Região dos Vinhos Verdes que decorre em vários pontos nos meses de Julho, Agosto e Setembro.

Em 2021 sob o tema Viagens: Se numa imagem imediata de viagem imaginamos um comboio, as árvores que vão ficando para trás e os corpos iluminados pela luz do sol, num sentido mais lato essa viagem pode ser não apenas física, mas também umarelação entre espaço e tempo. Uma viagem ao passado; um passeio de um diapor uma cidade; uma expedição pelo mundo dos espíritos dos nossos antepassados.

5 sessões vão decorrer nos jardins da Casa mais bonita do Porto, Casa do Vinho Verde ( Rua da Restauração, 318 - Porto), cumprindo todas as normas da DGS. 

Há um Vinho Verde para cada momento, venha descobrir o que melhor acompanha o filme! Antes da sessão haverá uma prova de Vinho Verde, onde poderá comprovar que a Região dos Vinhos Verdes é diversificada em estilos e perfis de vinho: leves e frescos mas também minerais, complexos e estruturados.

Instale-se na relva, assista aos filmes seleccionados e aprecie um copo de Vinho Verde.

Os bilhetes têm um custo de 5€.

Reserve já o seu lugar e inscreva-se*AQUI*

Horário: 

20h30 - Prova de Vinhos Verdes

21h00 - início do Filme


Lista de Sessões: 

ESGOTADO - 10 de Julho | Casa do Vinho Verde (Porto) | Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo de Marcelo Gomes; Karim Aïnouz, Brasil, 2009, 75 min

Sinopse: José Renato tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa que implica atravessar o sertão do Nordeste brasileiro. A sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem de camião se desenrola, quilómetro a quilómetro, este homem vai fazendo uma retrospectiva da sua vida, revendo as alegrias e tristezas, as suas perdas e ganhos. Porém, depois de longos dias fechado naquela cabina do camião, a sensação de abandono e isolamento toma conta de si e o percurso vai-se tornando cada vez mais difícil de fazer... Um "road movie" ficcional realizado pelos brasileiros Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, que conta com a narração de Irandhir Santos.

ESGOTADO - 16 de Julho | Casa do Vinho Verde (Porto) | First Cow de Kelly Reichardt, Estados Unidos, 2019, 120 min

Sinopse: Um cozinheiro habilidoso viaja para o Oeste americano, juntando-se aí a um grupo de caçadores de peles no Estado de Oregon, embora encontre somente uma conexão verdadeira com um imigrante chinês, que busca também a sua fortuna. Colaborando os dois num negócio que tem tanto de sucesso como de infortúnio, First Cow retrata a amizade construída entre dois viajantes.

15 de Agosto | Casa do Vinho Verde (Porto) | Os Respigadores e a Respigadora de Agnès Varda, França, 2000, 79 min

Sinopse: A partir de um célebre quadro de Millet, o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A respigadora nesse sentido é Agnès Varda, que, experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma ?recuperadora? das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que portanto deixam para trás.

21 de Agosto | Casa do Vinho Verde (Porto) | Cemitério do Esplendor de Apichatpong Weerasethakul, Tailândia, 2015, 122 min

Sinopse: Soldados com uma misteriosa doença de sono são transferidos para uma clínica temporária numa antiga escola. O espaço, repleto de memórias, torna-se num mundo revelador para a voluntária, Jenjira, enquanto cuida de Itt, um bonito soldado, que nunca recebe visitas de famíliares. Jen fica amiga de Keng, a jovem médium que usa os seus poderes psíquicos para ajudar as famílias a comunicar com os homens em coma. Os médicos exploraram formas, incluindo a terapia de luz colorida, para aliviar os sonhos conturbados dos homens. Jen descobre o enigmático diário de Itt com estranhos escritos e esboços. Pode haver uma ligação entre a síndrome enigmática dos soldados e a mítica região, situada debaixo da clínica. Magia, cura, romance e sonhos fazem parte do caminho de Jen para uma consciência mais profunda de si mesma e do mundo que a rodeia.

11 de Setembro | Casa do Vinho Verde (Porto) | Tabu de Miguel Gomes, Portugal, 2012, 118 min

Sinopse: Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.

 

Curadoria de Daniel Ribas e Rita Morais