A origem do Alvarinho tem lugar entre o rio e a montanha.
Numa região vinícola tão extensa quanto a dos Vinhos Verdes, há diferenças no cultivo, microclimas, castas e modos de condução, de tal modo que a região é dividida em nove sub-regiões, cada uma com as suas caraterísticas próprias.
A sub-região de Monção & Melgaço é uma destas 9 sub-regiões.
Localizada no Noroeste da Península Ibérica, no ponto mais a norte de Portugal, engloba os concelhos vitivinícolas de Monção e Melgaço.
Possui um microclima muito particular, no qual a viticultura se desenvolveu desde o vale do Rio Minho e dos seus afluentes, subindo na meia encosta da montanha, ultrapassando os obstáculos do terreno e da altitude.
A presença do Alvarinho de Monção e Melgaço estende-se desde o vale do Rio Minho e dos seus afluentes, subindo na meia encosta da montanha, adaptando-se a diferentes tipos de terreno e alcançando razoáveis níveis de altitude. O Alvarinho desta sub-região está pouco exposto à influência do mar e tem, como uma das condições favoráveis ao seu desenvolvimento, a amplitude térmica na maturação, caracterizada por dias quentes e noites frias. Este fator contribui para a proteção dos aromas e para a persistência do sabor, retendo a sua frescura.
|