Misturam-se 500 gr. De açúcar em meio litro de água e junta-se a casca de limão raspada, o pau de canela e o toucinho. Leva-se ao lume e quando estiver em ponto de espadana, passa-se a calda por um passador de rede, vazando para uma tijela onde já se encontram as gemas e o vinho do porto, ligeiramente batidos.
Com o açúcar em caramelo, barra-se a forma onde se vai levar a cozer em banho-maria em forno muito quente.
Tem-se o cuidado de só se desenformar quando estiver morno, para que não se desmanche.