Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia
O Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia 2011 premiou as melhores harmonizações de Vinhos Verdes com gastronomia Regional, Portuguesa e Internacional.
Classificadas numa de quatro categorias possíveis - Cozinha de Autor ("assinatura" do cozinheiro chefe patente na elaboração da ementa), Cozinha Internacional (dirigido a todos os restaurantes de cozinha internacional) ou Cozinha Tradicional (dirigido a todos os restaurantes de cozinha típica Portuguesa/Regional) e Cozinha Tradicional Minhota (cozinha típica da Região: bacalhau, sável, lampreia, cabrito, rojões, sarrabulho, pudim abade de priscos, leite creme, etc.) - as ementas concorrentes foram premiadas de acordo com a seguinte pontuação: Diploma de Ouro (100 a 90 pontos), Diploma de Prata (80 a 89 pontos) e Diploma de Bronze (75 a 79 pontos).
O Concurso Vinhos Verdes & Gastronomia de 2011 também englobou, pela primeira vez, uma categoria específica destinada aos restaurantes de aplicação das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal.
O objetivo foi premiar as melhores harmonizações gastronómicas com Vinho Verde e reforçar a presença de um vinho fresco, leve e com baixo teor alcoólico nas cartas de vinhos dos restaurantes nacionais e incentivar os chefs a criar pratos adequados ao perfil único do Vinho Verde. Experimente!