Pratos de carne
Pratos de carne
Cowboy Steak com arroz de enchidos e molho de vinho tinto

DIPLOMA DE OURO - Cozinha de Autor
Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia - 9ª Edição
Chefe Rui Martins
In Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes 2016 - 9ª Edição

Ingredientes
Tomate 0,150 Kg
Confit Cebola 1,000 Kg
Manteiga Café Paris 1 Unid.
Molho Vinho tinto 0,200 L
Flôr de Sal 0,010 Kg
Coteau D´boeuf 0,800 Kg


Tempo de confecção
2 horas
Tomate assado: Lavar e cortar o tomate ao meio, levar ao forno a 180ºC durante 6 min, temperado de sal, oregãos, e pimenta.
Confit Cebola: Colocar a reduzir o vinagre balsamico, vinho várzea do Minho com açúcar. Depois de reduzido colocar a cebola cortada em meias luas a suar com o azeite. Juntar tudo e deixar reduzir. Temperar de sal e piripiri. Deixar reduzir.
Molho Vinho Tinto: Fazer um caldo de carne com as aparas, deixar reduzir. Reduzir o vinho e juntar ao caldo, deixar reduzir lentamente e emulsionar com manteiga fria. Rectificar temperos.
Manteiga café de paris: Ketchup Mostarda Dijon Echalotte Cebolinho Alcaparras Estragão Anchovas Molho Tabasco Inglês Manteiga. Colocar todos os ingredientes juntos, excepto o piripiri. Bater com a manteiga e envolver bem. Rectificar temperos. Com a ajuda de um saco pasteleiro fazer um circulo. Levar ao abatedor e reservar
Carne: Grelhar a carne


Vinho (sugestão): Várzea do Minho Tinto Touriga Nacional Reserva 2011

É muito importante prestar atenção no corte da carne porque isso definirá sua textura e sabor. Sendo carne vermelha, a opção por tintos é mais que natural. Contudo, não devemos esquecer o molho. O vinho tinto acima mencionado pode ir bem com o prato, pois tem acidez suficiente para o molho e taninos bem discretos para a carne. Cor granada e violáceo, aroma resinado, ameixa passa. Cremoso, amplo, fresco e gastronómico.