Pratos de peixe
Pratos de peixe
Rolo de bacalhau recheado com grelos e broa de Avintes, azeitonas e pedaços dessalgados de presunto das Terras de Barroso sobre um tapete de puré de beringelas aromatizadas com especiarias do oriente

Verde Prata - Cozinha de Autor
Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia - 2ª Edição
In Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes - 2.ª Edição

Ingredientes
Para 1 pessoa:

130 gr Bacalhau despinhado
30 gr Azeitona descaroçada
20 gr Grelos
30 gr Broa de Avintes
30 gr Presunto
250 gr Beringela
Caril q.b.
Açafrão q.b.
Anis estrelado q.b.
Cardomomo q.b.
Flor de sal q.b.

Tempo de confecção
45 m
Despinhe o bacalhau e recheie meio lombo com azeitona, o presunto já demolhado, grelos previamente escaldados e a broa. Leve a beringela ao forno. Quando pronta passe pelo mix e junte os temperos. Leve o bacalhau ao forno a 190º C, faça uma cama com a beringela e leve ao forno a 100º C a secar.

Vinho (sugestão): Deu la Deu 2006 (Casta: Alvarinho)

De aspecto brilhante, sua cor amarelo palha, logo ao olhar este vinho cativa o olhar mais profundo de um conhecedor. Na boca a sua frescura contrasta com as especiarias utilizadas no fabuloso puré de beringelas. A presença dos frutos secos no vinho liga graciosamente com os grelos e a broa de Avintes. Para final a nota de madeira no vinho algo encorpado que nos deixa boquiabertos quando levamos á boca e lentamente o envolvemos com o nosso bacalhau recheado com presunto dessalgado das Terras de Barroso.