Pratos de carne
Pratos de carne
Faisão com Uvas


Chefe Madalena Sequeira


Ingredientes
Para 4 pessoas:

2 faisões
2 Alhos franceses
Azeite qb
1 dl de Brandy
1 Cebola
1 Cenoura
Estragão qb
Farinha qb
2 Folhas de hortelã
2 Folhas de louro
2 dl de Moscatel
36 Uvas
Pimenta qb
Sal qb
Salsa qb
Arranje os faisões, eliminando as penas e vísceras e corte-os em quartos. Com o pescoço dos faisões e 1 litro de água a ferver e sal faça um caldo de carne, cozendo com a panela tapada durante pelo menos 1 hora.
Corte todas as verduras em pedaços finos e refogue-as numa panela com um pouco de azeite, até que ganhem cor. Prepare o ramo de cheiros com o louro, a salsa, os coentros, o estragão e a hortelã (bem lavados), atando-os com fio culinário.
Junte os pedaços de faisão temperados com sal e pimenta e passados por farinha ao refogado de verduras, assim como o ramos de cheiros. Deixe cozinhar um bocadinho em lume brando e flambeie com o brandy. Junte o moscatel e deixe apurar até reduzir um pouco. Junte uma dúzia de uvas descaroçadas e o caldo de faisão anteriormente preparado, tape a panela e deixe cozer, até que o faisão esteja cozido (aproximadamente 10 minutos). Pele as uvas restantes, corte-as ao meio e descaroce-as com cuidado. Reserve.
Retire os pedaços de faisão e passe o molho pelo passe-vite ou pela varinha mágica. Junte novamente os pedaços de faisão e o molho passado e deixe cozer 4 minutos em lume brando. Rectifique os temperos. Disponha os pedaços de faisão numa travessa de servir, regue com parte do molho e distribua por cima as uvas peladas que reservou. Sirva o restante molho numa molheira.
Acompanhe com puré de batata.


Acompanhe com um Vinho Verde da casta Loureiro. O aroma intenso de nuances florais desta casta associado a uma acidez medianamente elevada conferem a frescura necessária para acompanhar este prato.

Marcas recomendadas
PÊLO D'ARAME
VALE DO HOMEM
MARIA VELHA
SOLAR DO SOUTO
TAPADA DOS MONGES