Notícias
Notícias 
Programas de vindimas na Rota dos Vinhos Verdes
13 setembro 2018

Com a chegada da vindima, a Região dos Vinhos Verdes veste-se de tradição e apresenta programas que convidam os visitantes a participar no processo de apanha da uva, nas lagaradas, na visita às adegas, nas provas de Vinhos Verdes e nas harmonizações com produtos regionais.


1.  Vindima e piquenique com petiscos típicos da gastronomia regional, na Quinta de Santa Cristina

Em Celorico de Basto, a Quinta de Santa Cristina fornece um kit de vindima com chapéu, t-shirt, água e tesoura de poda, para além de uma breve formação inicial sobre o processo de apanha da uva.

O programa começa com um Welcome Drink, onde será possível degustar o espumante Quinta de Santa Cristina, acompanhado por doce regional.

Após a entrega do kit de vindima (composto por uma t-shirt, chapéu de palha e uma garrafa de água), será dada uma pequena explicação sobre o processo de vindima. Parte-se depois para um passeio pelas vinhas, observando as diferentes castas e, munidos de tesouras, os visitantes serão convidados a participar ativamente na vindima.

Após a apanha da uva, os participantes terão a possibilidade de conhecer a adega e todo o processo de vinificação. No dia em que estiver a decorrer a apanha das castas tintas, os visitantes poderão ainda usufruir da experiência da pisa a pé das uvas no tradicional lagar de granito.

Na hora de almoço, será servido um piquenique regional, junto à vinha, sendo possível degustar alguns petiscos típicos da região, como bolinhos de bacalhau, salada de bacalhau, salada de tomate, alheira grelhada, panados e rissóis, broa de milho, enchidos e queijo, compota e tostas, acompanhadas por vinhos Quinta de Santa Cristina.

No final, previsto pelas 14h30, será entregue um diploma de participação a todos os visitantes

A marcação é obrigatória e está sujeita à disponibilidade e deve ser feita com uma antecedência mínima de 48 horas para o e-mail enoturismo@garantiadasquintas.com ou telemóvel +351 912 527 396.

 

2. Caminhada Solidária organizada pela Adega de Felgueiras

A Adega de Felgueiras organiza a V Caminhada do Vinho Verde, com passagens nas vinhas, onde os participanetes poderão ver os sistemas de condução das vinhas, castas, fazer um pequeno lanche no meio de uma vinha, e terminar num almoço na adega com provas de Vinho Verde.

O percurso tem 13 km e atravessa 6 freguesias do concelho, o valor da inscrição é de 5 euros e as receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários da Lixa e dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras. 

Faça a sua inscrição através do email geral@coopfelgueiras.pt

3.  Quinta de Soalheiro - Especial Vindimas

Todas as visitas do Soalheiro são ajustadas durante a vindima, com uma vivência muito especial das actividades da adega, desde a receção das uvas até à prova do mosto e aos vinhos em fementação. Uma experiência única onde poderão sentir aromas e sabores que certamente vão ser recordados cada vez que abrirem uma garrafa de Soalheiro. 

Existe ainda a possibilidade de visitar as nossas vinhas e as nossas uvas de Alvarinho, que carinhosamente chamamos: as nossas menindas d´oiro. Solicite essa experiência e todas as outras para enoturismo@soalheiro.com

 

4. Um dia de Experiência de Vindima na Quinta de Vila Franca

A Quinta de Vila Franca, mais especificamente as Vinhas da Azenha esperam poder receber todos os que estejam interessados em passar o dia de forma rural na apanha da uva e processo de vindima.

A opção da vindima pode corresponder a dia inteiro ou apenas a meio dia e sendo assim termina entre as 14 horas e as 15  horas. Terá inicio pelas 8 horas com uma introdução sobre a região e uma explicação de como se processa a colheita da uva, será disponibilizado aos participantes chapéu e a respectiva tesoura da poda, sendo que ao longo do processo será fornecida água.

Ainda da parte da manhã existirá uma pausa para um pequeno lanche que será acompanhado com os vinhos da quinta. Após se retomar a processo de vindima segue-se o almoço regional. Da parte da tarde pretende-se continuar com a colheita e de seguida conhecerem a adega e o processo de vinificação, onde os visitantes poderão participar na experiência de pisar as uvas no lagar tradicional.  Ao final do dia segue-se o jantar com música folclore, muita animação e comida e vinho acompanhar. Não existe previsão de término sendo que a certa altura ficará ao critério do visitante.

Para participar está sujeito a marcação obrigatória com antecedência mínima de 48 horas.

e-mail ana_v_mendes@hotmail.com