Notícias
Notícias 
É Carnaval, Ninguém leva a mal!
4 março 2019

As temperaturas que se fazem sentir fazem-no sentir mais próximo do Carnaval do Rio do que do Carnaval de Torres?Deixamos-lhe a nossa receita de Cozido à Portuguesa para que possa saborear este Carnaval em bom Português!


Chefe Colaboração de Rosa Guilhermina Gandra de Lima
In «A Boa Mesa do Alto Minho», Francisco Sampaio, RTAM, 2003

Ingredientes
1/2 galinha
300 gr de presunto
1/2 kg de carne de vaca
1/2 orelheira salgada (pequena)
1/2 kg de toucinho entremeado
1 chouriço de carne
1 chouriço sanguíneo
1/2 kg de entrecosto salgado
2 boas pencas
3 cenouras grandes
1 couve branca
6 batatas
Sal q.b.
Põe-se numa panela grande a carne de vaca, deixa-se cozer um pouco e depois põe-se a galinha a cozer e tempera-se com sal. Numa outra panela põem-se as outras carnes que já devem estar bem lavadas, e os chouriços a cozer (não deitamos sal porque as carnes já são salgadas).

Entretanto, põe-se na panela da carne de vaca as cenouras e as pencas, as quais devem estar atadas com uma linha branca para não se perderem; passados 30 minutos, lançamos na mesma panela as batatas inteiras, apenas com um lanho.
Deixamos cozer e, quando as batatas estiverem meias cozidas, tiramos da outra panela todas as carnes e chouriços que já estão cozidos e lançamos na panela grande que já tem tudo.

Quando as batatas estiverem cozidas, o cozido está pronto.

Colocamos numa travessa, todas as carnes, os chouriços cortadas aos bocados (toros), as batatas direitas e a hortaliça (sem as linhas) e enfeitamos com a cenoura.

Vai para a mesa bem quente e acompanha com arroz seco.

Se na água do cozido (ou seja da panela grande), lançarmos um pouco de feijão branco, já cozido, e um pouco de massa miúda dá uma sopa maravilhosa.
Com este prato genuinamente português, encontrará a harmonia perfeita de um bom Vinho Verde tinto, preferencialmente com castas Vinhão juntamente com a casta Borraçal.