Notícias
Notícias 
Desejamos-lhe um São Valentim Doce e Verde!
Lenços Namorados Minho
14 fevereiro 2019

Para que este São Valentim seja um sucesso, deixamos-lhe uma dica doce que poderá acompanhar com o seu Vinho Verde preferido.


Chefe Renato Cunha

Ingredientes
Queijo Serra da Estrela DOP 200 g
Queijo de Azeitão DOP 200 g
Queijo Terrincho DOP 200 g
Geleia de groselha negra q. b.
Geleia de amores-perfeitos q. b.
Geleia de rosas q. b.
Geleia de cidreira q. b.
Compota de framboesa q. b.
Marmelada de maracujá q. b.
Compota de tomate-cereja q. b.

Tempo de confecção
120 min

Pretende-se harmonizar três dos mais nobres queijos nacionais, todos de ovelha e de pasta mole ou semi-mole, com doces de frutas e flores, sobre a forma de geleias, compotas ou marmeladas, usando frutas ácidas e de sabor persistente e flores com elevada intensidade aromática. Os queijos e as compotas poderão ser substituídos por outros que a época do ano ofereça, desde que correspondam às características descritas no parágrafo anterior e que garantam a harmonia e a diversidade gustativa, aromática e cromática do conjunto.
A maioria das geleias deverão são obtidas a partir de infusões e pela adição de açúcar, pectina e xantana; as compotas pela adição de açúcar na proporção de 800 g de açúcar por 1000 g de fruto fresco e as marmeladas na proporção de 700 g de açúcar por 1000 g de fruto fresco e com a adição de agar em 0,7 % do peso total.
Pretende-se materializar o "casamento" queijo e compota, reproduzindo os Lenços de Namorados do Minho. Para tal, deve-se usar um prato quadrado de dimensões generosas e obedecer às características descritas no "Caderno de Especificações" para a certificação dos Lenços de Namorados do Minho, pela ADEREMINHO.
Usar as geleias para desenhar os motivos e a frase/verso/estrofe, fazendo alusão ao Vinho Verde, distribuir os queijos e guarnecer com as compotas e as marmeladas.