Indicação Geográfica
Indicação Geográfica

Tal como na certificação de Denominação de Origem Controlada, os vinhos que beneficiam de Indicação Geográfica Minho estão igualmente sujeitos a um controlo rigoroso de todas as fases do processo de produção, desde a vinha ao copo.





A área de produção desta Indicação Geográfica coincide exactamente com a área de produção da Denominação de Origem Vinho Verde, tendo o processo de certificação o mesmo nível de rigor técnico.

Porém, no âmbito da Indicação Geográfica Minho permite-se trabalhar com maior variedade de castas e regras distintas no que respeita à produção e vinificação, procurando-se não necessariamente a tipicidade do vinho mas a produção de vinhos inovadores, de excelência, gerando grande dinâmica e experimentação na região.

A Indicação Geográfica Minho é empregue a vinho, designado de Vinho Regional Minho, vinho licoroso, vinho frisante, vinho frisante gaseificado e espumante, brancos, tintos e rosados. A garantia da qualidade e autenticidade destes vinhos com Indicação Geográfica Minho é dada pelo Selo de Garantia Minho.