Vinho Verde. Não há outro assim.
Canto esquerdo

Eventos

Canto direito
Publicação da CVRVV Edição Internet

COMISSÃO DE VITICULTURA DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES LANÇA REDE EMPRESARIAL DE ENOTURISMO - ENOTURISMO MINHO IN
 

Tendo como objectivos potenciar e melhorar o funcionamento da Rota dos Vinhos Verdes e transformar o Minho no primeiro destino enoturístico nacional, com relevância internacional, gerador de experiências memoráveis, tendo como mote a cultura do vinho verde, a CVRVV lança oficialmente o projecto ENOTURISMO MINHO IN com dois workshops de apresentação do projecto e respectivas acções, dia 20 de Julho de 2011, em Barcelos e Guimarães.

Ciente das potencialidades da cultura e da história do vinho verde, importante recurso da região e do turismo, apontado pela Agência Regional e pelo PENT, como um dos motores de desenvolvimento com maior potencial de crescimento, a CVRVV começa agora o trabalho de terreno para implementação do projecto de estruturação de uma rede empresarial de enoturismo, aprovado no âmbito da EEC Minho IN, aprovado pelo Programa Operacional do Norte, com um investimento de 461.980,25€, co-financiado em 70%.

Dividido em cinco acções, o projecto Enoturismo MINHO IN visa a melhoria das condições de visitação das infra-estruturas, a qualificação dos recursos humanos e a sustentabilidade ambiental das empresas aderentes a esta rede empresarial. A inovação na forma de gestão da Rota é também uma das acções do projecto.

Aberta à adesão dos municípios, das empresas do sector do vinho verde e do turismo da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, o ENOTURISMO MINHO IN apoiará a redefinição das salas de prova, recepção de visitantes e loja de vinhos, de 40 Quintas Produtoras/Engarrafadoras localizadas no Minho; o fornecimento de um KIT enoturístico composto por algumas pelas de mobiliário e de acessórios necessários a uma memorável recepção e prova de vinhos verdes, contribuindo assim para a melhoria das infra-estruturas dos aderentes.

Sendo a qualidade uma forma eficiente de promover a competitividade do sector, a CVRVV, através deste projecto, promoverá ainda um conjunto de workshops formativos para os recursos humanos, em vários temas, como por exemplo a preparação das instalações para o enoturismo, organização de programas enoturísticos, inglês e espanhol prático para o enoturismo, marketing e comunicação do enoturismo, harmonização de gastronomia e vinhos verdes, como servir os vinhos verdes, CRM e técnicas de fidelização de clientes, técnica de prova, diferentes tipos de vinhos verdes, elaboração de uma carta de vinhos, entre muitas outras acções.

Aos aderentes será ainda oferecida uma consultoria personalizada que lhes permita aumentar a sua qualidade e competitividade, ao mesmo tempo que contribuem para o aumento da qualidade do produto turístico Rota dos Vinhos Verdes.

Como forma de apoiar os turistas que visitam o Minho, o projecto ENOTURISMO MINHO IN vai também criar uma rede de enotecas, de carácter público ou associativo, numa lógica de optimização territorial.

A Grande Rota dos Vinhos Verdes, um percurso pedestre que percorrerá o Minho, agrupará esta rede empresarial e permitirá fazer turismo de uma forma mais sustentável.

O arranque deste projecto está agendado para o dia 20 de Julho , contando com o apoio dos Municípios de Barcelos e Guimarães.



Inscrição gratuita mas sujeita a confirmação.

Confirme a sua presença pelo Tel. +351 226 077 341 ou rota@vinhoverde.pt


Programa dos workshops:

Barcelos - Auditório do Posto de Turismo

09h30-Recepção dos participantes e entrega da documentação
10h00-Sessão de Abertura pelo Sr. Vereador do Turismo, César Pires
10h30-Rota dos Vinhos Verdes: uma estratégia para o desenvolvimento turístico do Minho
Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes
11h30-A Rota dos Vinhos Verdes: Critérios de adesão, plano de dinamização e vantagens dos aderentes
Sofia Lobo, Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes
12h30-Debate



Guimarães - Auditório da Câmara Municipal
15h00-Recepção dos participantes e entrega da documentação
15h30-Sessão de Abertura pelo Sr. Vereador do Turismo, Amadeu Portilha
16h00-Rota dos Vinhos Verdes: uma estratégia para o desenvolvimento turístico do Minho
Manuel Pinheiro, Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes
17h00-A Rota dos Vinhos Verdes: Critérios de adesão, plano de dinamização e vantagens dos aderentes
Sofia Lobo, Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes
18h00-Debate


 Vinho Verde no facebook