Vinho Verde. Não há outro assim.
Canto esquerdo

Eventos

Canto direito
Publicação da CVRVV Edição Internet

Vinho Verde marca Encontro com o Vinho e com os Sabores
 

É uma das feiras mais importantes do sector vitivinícola e da gastronomia em Portugal e a presença do Vinho Verde já está confirmada. O Encontro com o Vinho/Encontro com os Sabores decorre no Centro de Congressos de Lisboa (ex-FIL), entre os dias 5 e 8 de Novembro, sendo os primeiros dias dedicados aos consumidores e o último aos profissionais do sector.

Em representação da Região, e com vários vinhos em provas e degustações, o stand do Vinho Verde será colectivo e terá seis agentes económicos - Adega Edmun do Val, Quinta da Raza, Sociedade Agrícola Casa Pinheiro Lda.,Solar de Serrade, Solar de Merufe e Quinta de Gomariz.

Na sexta-feira, dia 5, a feira vai funcionar entre as 18h00 e as 22h00. No fim-de-semana (6 e 7), o horário de funcionamento será entre as 14h00 e as 20h00 e, no último dia, segunda-feira, o Encontro com o Vinho/Encontro com os Sabores vai receber os profissionais do sector entre as 11h00 e as 18h00.

No evento vai estar presente o crítico americano da Wine and Spirit Magazine, Joshua Green. Confirmadas estão também as visitas de Sarah Ahmed (responsável pela selecção dos 50 melhores vinhos portugueses em 2010), Tom Cannavan (critico escocês, responsável por esta selecção em 2011) e David Whelehan (Irlanda), para além de outros cinco membros da Association of Wine Educators of UK.

Anualmente, consome-se em Portugal cerca de 50 milhões de litros de Vinho Verde o que representa, no panorama nacional, uma quota de mercado na ordem dos 20%. O Vinho Verde é um dos vinhos mais consumidos no país, ocupando o segundo lugar mas liderando a tabela das vendas nos meses mais quentes devido, sobretudo, à leveza e frescura que o caracterizam.

Proveniente da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a maior a nível nacional com 30 mil ha de vinha e uma das maiores da Europa, o Vinho Verde tem vindo a conquistar cada vez mais consumidores, quer a nível nacional, quer nos mercados externos.

Uma das preocupações da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) tem sido a aposta na vertente informativa. Junto dos consumidores, a CVRVV tem vindo a desenvolver várias acções que permitem esclarecer relativamente à certificação e qualidade dos vinhos, ao perfil e à diversidade dos Vinhos Verdes.

 Vinho Verde no facebook