Vinho Verde. Não há outro assim.
Canto esquerdo

Eventos

Canto direito
Publicação da CVRVV Edição Internet

Região dos Vinhos Verdes recebe 1.º Congresso Internacional das Vinhas e Vinhos
 

Dois dias inteiros em que a vinha e o vinho vão ser o tema de excelência, tendo como cenário a Região Demarcada dos Vinhos Verdes. É o 1.º Congresso Internacional das Vinhas e Vinhos que vai percorrer as principais regiões vitivinícolas do país entre o dia 13 e 16 de Outubro, com paragens, nos dois últimos dias, na Casa do Vinho Verde (Porto) e em Ponte de Lima.

“A vinha como elemento fundamental da paisagem cultural em Portugal”, “O papel do vinho na prevenção de toxinfecções alimentares”, “Certezas e incertezas na (re)construção da memória do Vinho Verde”, “A História da Vinha e do Vinho na Antiguidade do Homo Sapiens Sapiens” e “Paisagens Vitivinícolas e desenvolvimento do Enoturismo na Galiza” são alguns dos temas a debater.

Depois da passagem pelo Douro e Dão, será a Região dos Vinhos Verdes a acolher o 1.º Congresso Internacional das Vinhas e Vinhos. No dia 15, a anteceder a abordagem a estas temáticas, as sessões de trabalhos arrancam por volta das 09h30 com uma sessão de abertura que conta com a presença do presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Dr. Manuel Pinheiro, e o presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Prof. Dr. Gonçalves Guimarães.

O quarto e último dia do Congresso, dia 16, será passado em Ponte Lima onde, para além de alguns temas importantes – “Vinhos Verdes desde quando?”, “Marcas históricas de uma região”, “Vinhos e vinhas dos Caminhos de Santiago”, “O Turismo Rural Integrado Na Rota do Vinho Verde” – haverá ainda tempo para visitar a Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Entre o painel de convidados para estes dois dias do Congresso destacam-se especialistas e profissionais do sector oriundos de algumas das mais prestigiadas instituições e empresas. É o caso da Universidade do Porto, Universidade de Toledo, Universidade Lusófona do Porto/ISMAI, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade Católica e Flagdate Partnership.

Organizado pela Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho, os principais objectivos deste Congresso são a actualização do conhecimento sobre a História da vinha e do vinho e a análise do contributo da actividade vinhateira para o desenvolvimento sócio-económico num mundo cada vez mais globalizado.
Também os reflexos da produção vitivinícola nas alterações da paisagem serão assuntos abordados, assim como o consumo do vinho nas relações quotidianas e a sua competição com outras bebidas presentes nos hábitos de milhões de pessoas.

A discussão em volta da vinha e do vinho não vai esquecer os contributos da Economia, do Património, da Antropologia, da Geografia, do Direito, da Sociologia, da Saúde e das demais áreas científicas que agem sobre o vinho e sobre as regiões vinhateiras.


programa do Congresso para os dias 15 e 16 de Outubro

 Vinho Verde no facebook