Vinho Verde. Não há outro assim.
Canto esquerdo

Eventos

Canto direito
Publicação da CVRVV Edição Internet

CVRVV encontra combinação perfeita entre gastronomia e Vinho Verde
 

Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes 2009: Menus vencedores em degustação


Os menus que melhor combinam nas suas ementas a gastronomia nacional com o sabor do Vinho Verde vão estar em degustação, um pouco por todo o país, nos restaurantes eleitos e destacados na 2.ª edição do Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes. Esta iniciativa, organizada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), decorre entre os dias 26 de Setembro de 2009 e 27 de Fevereiro de 2010 e vai ser possível degustar os menus vencedores.


Esta acção pretende promover as harmonizações do Vinho Verde com a gastronomia regional, portuguesa e internacional e incentivar o consumo de Vinhos de Qualidade. Os prémios destacam os melhores em duas categorias: cozinha de autor, em que a “assinatura” do cozinheiro chefe está patente na elaboração da ementa e cozinha tradicional, cozinha típica Portuguesa/Regional.

Esta viagem gastronómica arranca no próximo sábado, dia 26 de Setembro, no Restaurante Ferrugem (Famalicão), vencedor do Prémio Verde Ouro. Valle Flôr, Gourmet Grill Le Coin, Cozinha do Convento, A Ver Navios em Santa Catarina, Segredos da Terra, O Golfe, Praça da Cidade e Moiras Encantadas são os outros restaurantes onde poderão ser degustados os menus vencedores do Concurso de Gastronomia e Vinhos Verdes.

O objectivo da iniciativa foi incentivar os concorrentes à criação de um menu – entrada, prato principal e sobremesa – que combinasse na perfeição com o sabor do Vinho Verde.
São admitidas harmonizações com Vinho Verde Branco, Vinho Verde Tinto, Vinho Verde Rosado, Vinho Verde Espumante, Aguardente de Vinho da Região dos Vinhos Verdes e Aguardente Bagaceira da Região dos Vinhos Verdes.

A avaliação das candidaturas foi dividida em duas fases, sempre efectuada por um júri seleccionado para o efeito. Numa primeira fase, todas as ementas foram avaliadas de acordo com critérios como a diversidade dos Vinhos Verdes Recomendados, a harmonização gustativa e a apresentação (por fotografia). As seis ementas melhor classificadas por categoria de restaurante passaram à segunda fase. O Júri do Concurso deslocou-se até aos restaurantes apurados, onde avaliou a ementa preparada com base em critérios como a apreciação gustativa, a harmonia com o vinho (temperatura do vinho, adaptação e equilíbrio da comida com os vinhos) e a harmonia total da ementa.

À semelhança da 1.ª Edição, todos os restaurantes e ementas concorrentes serão incluídos num Guia Gastronómico de Vinhos Verdes.



Clique AQUI para obter o programa integral, com datas e locais específicos, bem como os menus vencedores em degustação.


NOTA: Necessita do Adobe Acrobat Reader.
Pode efectuar o download grátis em http://www.adobe.com.
 

 Vinho Verde no facebook